Benedito Bentes: Prefeitura promove recapeamento, mais de 60 toneladas de asfalto novo estão sendo aplicados

Notícias

Operação tapa-buraco contempla 12 avenidas e 9 conjuntos do bairro

Informações e foto: Ascom Prefeitura de Maceió

A Prefeitura de Maceió promoveu o recapeamento de 12 avenidas e 9 conjuntos no bairro do Benedito Bentes, que é o que mais requisita a intervenção da pasta. A ação contou com 60 toneladas de asfalto novo e se deu pelo programa tapa-buraco da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Para o secretário de Infraestrutura de Maceió, Nemer Ibrahim, as vias restauradas melhoram o fluxo local, reduzem os índices de acidentes e asseguram o direito de ir e vir de pessoas com necessidades especiais, sobretudo.

“Essas ações trazem mais tranquilidade para a população transitar nas ruas. Além de diminuírem os acidentes, facilitam a locomoção de pessoas com deficiência”, avaliou o secretário.

Esta situação é percebida por Henrique Batista. Ele tem um comércio na Av. Mundaú, no Benedito Bentes.

“Eu já flagrei vários acidentes, principalmente por motociclistas que tentam desviar dos buracos e acabam pegando a contramão. A ambulância e a polícia quando estão em alguma operação passam muito rápido, e é compreensível, mas com os buracos ficava muito complicado. Aqui, também passa bastante cadeirante e eu via a dificuldade que eles sofriam”, conta o comerciante.

Além de evitar os transtornos no trânsito, o asfalto recapeado impacta diretamente no comércio local. Um dos principais prejuízos era a poeira ocasionada pelos buracos na via.

“Eu já joguei material fora porque não tinha mais como vender, perdi mais de R$ 1 mil em mercadoria. Era um problema muito sério, só a gente sabe”, relatou o lojista.

Situação que a população do Benedito Bentes passa a enxergar como uma página virada. “Antes, nós éramos tidos como uma população esquecida, mas hoje nos sentimos mais respeitados. Outrora, era mais difícil pois os buracos acabavam com os carros, causavam acidentes, dificultavam a vida dos cadeirantes e causavam poeira. Agora, realmente, o bairro está bem melhor”, afirmou Henrique Batista.

“O asfalto é mais do que uma mudança física na estrutura do bairro. Ele pode ser também uma mudança de vida das pessoas que conviviam no barro, na lama e agora podem ter um local mais acessível, onde os serviços públicos possam chegar com mais qualidade, onde a polícia e a ambulância possam transitar melhor. É uma forma de melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos”, disse o secretário.

Entre as avenidas contempladas estão: Av. Mundaú, Av. Benedito Bentes, Av. Guaxuma, Av. Pratagy, Av. Garça Torta, Av. Ministro Humberto Gomes de Barros, Av. Gurguri, Av. Abelardo Firmino Santos, Av. Norma Pimentel, Av. Geraldo Bulhões, Av. Antônio Lisboa de Amorim e Av. Cachoeira do Mirim.

Já os conjuntos foram: Conj. Galileia, Freitas Neto, Luís Pedro III, Moacir Andrade, Carminha, Frei Damião, João Sampaio, Recanto das Orquídeas e Recanto das Estrelas.

De acordo com o diretor de manutenção de vias públicas da Seminfra, Hugo Almeida, a pavimentação de Maceió é antiga e por isso ocorrem fissuras. Este problema é agravado tanto pelo excesso de umidade no solo, ocasionado pelas chuvas, quanto pelas intervenções feitas por empresas que prestam serviços de saneamento, pois além de usarem material de baixa qualidade, ainda desgastam o solo, o que diminui a vida útil do pavimento.

Por isso, a Prefeitura de Maceió está desenvolvendo um trabalho contínuo de recuperação em todo o pavimento de Maceió.

A operação tapa-buraco já percorreu mais de vinte bairros da capital. O Benedito Bentes é o bairro mais contemplado pela ação, em decorrência de sua extensão territorial e o alto índice de solicitação da população.

Os trabalhos seguem diariamente, mas o órgão conta com as condições climáticas favoráveis para a finalização das obras. Após o período de chuvas o projeto será ampliado e irá contemplar construções de novas vias públicas.

Para solicitar os serviços da secretaria municipal de Infraestrutura de Maceió, o cidadão pode entrar em contato através do WhatsApp (82) 98714-1010, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *